Anualmente, tenho o hábito de fazer uma faxina geral nas minhas contas online, senhas... e por conta de um erro em um aplicativo da Samsung me vi sem acesso a quase todos os meus serviços online. Foi estressante, frustrante e um lembrete de como estamos dependentes da tecnologia e como é fácil perder tudo online.
Como programador e designer, não posso deixar de tentar analisar o que aconteceu: na minha opinião, faltou exploração e validação de alguns fluxos e interações do aplicativo Samsung Wallet com outros serviços da empresa.
Eu sou um tipo de pessoa que se preocupa com a segurança dos meus acessos online. Sempre que o serviço me permite, ativo todas as validações de segurança possíveis: senhas consideradas seguras, autenticação em dois fatores, passkeys... Além disso, uso gerenciadores de senhas para me ajudar na tarefa de lembrar de todos os acessos que tenho.
No fim do ano passado, percebi que o aplicativo Wallet da Samsung permitia manter todas essas formas de autenticação centralizada. E fui seduzido pela ideia de ter um único aplicativo em vez de quatro. E então comecei lentamente a migrar minhas senhas e acessos para o Wallet
Pra quem entende um pouco sobre backups, já deve saber onde eu vou chegar. No mês de Dezembro, aproveitando as folgas das festas, peguei firme na faxina das contas. Apaguei minha conta no Figma, na EA, atualizei meu e-mail no Mercado Livre, Netshoes e Americanas, troquei a senha de quase tudo.
Conforme eu mexia em cada uma, eu registrava no Wallet. O e-mail, a senha, a autenticação em dois fatores, os códigos de backup. Tudo estava indo muito bem e eu estava bem feliz, afinal tudo em único app, do fabricante do meu celular, com uma ótima integração com os outros apps.
Então eu fui atualizar o e-mail da minha conta Samsung. Troco o e-mail e pressiono o botão SALVAR.
Uma informação pra deixar essa história mais trágica: eu já tinha percebido uns problemas nesse processo de atualizar dados da conta Samsung.
Ok, e-mail atualizado na conta, vamos atualizar no tablet e no celular.
Feito!
Deixa eu ver minhas tarefas no Zoho
Zoho pede a autenticação do passkey
Acesso o Wallet. Tela de boas vindas. Que estranho...
Ao abrir o aplicativo, somente as minhas senhas estavam guardadas. Autenticação em dois fatores, sumiram. Passkeys, sumiram. Eu fico paralisado por uns 15 segundos. Segundos de descrença, seguidos de raiva e frustração.
E agora já é 2025. Dias três e quatro de Janeiro, foram dois dias intensos pra mim e o trabalho se estendeu, quando se perde os códigos de backup a alternativa é procurar os suportes.
Perdi acesso ao meu e-mail, ao meu site, ao meu domínio, a todas as minhas redes sociais, todas as ferramentas online que uso no dia-a-dia.
Então comecei do zero, acessei os serviços novamente, um a um, recuperar meus acessos, desabilitar a autenticação em dois fatores, habilitar em um novo aplicativo. Sim, porque não vou voltar para o Wallet. Desculpa, Samsung!
Consegui recuperar quase tudo! Menos minha conta no Instagram, porque o suporte deles é inexistente no Brasil. O suporte do Zoho foi ótimo, mandei um e-mail pra eles, eles me retornaram e hoje recuperei meu acesso hoje.
Que lições tirei? Que eu deveria ter seguido a regra do 3 2 1 dos backups. Inclusive foi isso que fiz com todas as senhas, códigos de backup. Pode parecer um exagero, mas depois dos últimos dias preferi me precaver.
E você? Se perder todos os seus dispositivos, consegue recuperar todas as contas?
Samsung, dá uma olhada no fluxo de atualização de e-mail da conta e como isso afeta os outros apps. Eu testei e toda vez que o e-mail é alterado o Wallet perde as notas seguras, as autenticações em dois fatores e as passkeys. Por favor.